
O cenário digital brasileiro refletiu intensamente as últimas decisões judiciais envolvendo o ex-presidente Jair Bolsonaro. Após o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinar medidas cautelares contra o ex-mandatário, aumentou significativamente o engajamento nas redes sociais com postagens contrárias a Bolsonaro e favoráveis ao STF e ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Levantamento feito pela Nexus – Pesquisa e Inteligência de Dados – entre as 9h da segunda-feira (21) e o mesmo horário da terça (22), mostra que três expressões ligadas à esquerda figuraram entre os principais assuntos do X (antigo Twitter). O termo “Chuva de Lula” liderou com 1 milhão de menções. Já “Democracia Sempre” ocupou a quinta posição com 411 mil postagens, e “Eduardo Bolsonaro cassado” apareceu em nono, com 110 mil menções.
Apesar disso, o termo “Reaja Brasil”, associado à direita, teve destaque com 2 milhões de menções. No entanto, segundo o X, o ranqueamento nos trending topics não se baseia apenas em volume de postagens, mas também em fatores como curtidas, compartilhamentos, comentários e atualidade dos tópicos.
Ainda de acordo com a Nexus, outras expressões com viés de esquerda também ganharam visibilidade fora do topo do ranking, como “Bolsonaro preso amanhã” e “Vai Xandão”.
No Google Trends, a polarização também se refletiu nas buscas. A palavra “impeachment” alcançou a décima posição entre os termos mais procurados no Brasil durante o mesmo período, com mais de 10 mil ocorrências. As pesquisas mais frequentes envolviam combinações como “impeachment Moraes” e “Alexandre de Moraes impeachment”.
A movimentação nas redes evidencia o impacto das ações do STF no ambiente político e na opinião pública digital, num momento de crescente tensão entre os poderes e forte mobilização dos dois principais polos ideológicos do país.
