
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) cumpre compromissos em Pernambuco nesta terça-feira (2), com visitas a obras estratégicas no estado. A primeira parada ocorre no início da tarde, na Refinaria Abreu e Lima (Rnest), em Ipojuca, onde será oficializada a ampliação da capacidade de produção da unidade.
Atualmente, a Rnest processa cerca de 130 mil barris por dia. Com a construção do segundo trem de refino, esse número dobrará para 260 mil. O projeto envolve sete contratos firmados pela Petrobras, por meio de licitação, totalizando R$ 8 bilhões. As obras serão entregues em etapas até 2029. O investimento completo na ampliação chega a R$ 12 bilhões, incluindo a implantação de uma usina fotovoltaica, que vai gerar 12 megawatts de energia — o equivalente a 10% do consumo mensal da refinaria.
No período da tarde, o presidente segue para o Agreste, onde participa da inauguração da Barragem Panelas II, localizada em Cupira. A governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSD), acompanha a comitiva presidencial durante as visitas, que reforçam investimentos em infraestrutura energética e hídrica no estado.
