Pular para o conteúdo
Pernambuco Notícias

26°CRecife · previsão
Pernambuco Notícias
Eleições 2026

Raquel Lyra faz caminhada no Centro do Recife e apresenta propostas para cultura, transporte e urbanização

Candidata à reeleição percorreu trecho entre a Rua da Aurora e a Praça do Arsenal e anunciou projeto cultural voltado às periferias

A governadora de Pernambuco e candidata à reeleição, Raquel Lyra (PSD), participou neste sábado (26) de uma caminhada de campanha pelo Centro do Recife. O percurso saiu da região da Rua da Aurora e seguiu até a Praça do Arsenal, reunindo apoiadores, aliados políticos e grupos culturais.

Antes da caminhada, carreatas organizadas pela campanha partiram de mais de dez bairros do Recife em direção ao ponto de concentração. Não foi divulgado no material da campanha um número estimado de participantes no ato.

Durante o evento, Raquel direcionou parte do discurso às políticas voltadas às mulheres e defendeu as ações realizadas por sua administração. A candidata também fez críticas indiretas a adversários ao comparar iniciativas governamentais com estratégias de engajamento nas redes sociais.

Na área cultural, a candidata anunciou a proposta de criar o Pernambuco Meu País Periferia, versão do festival direcionada às manifestações culturais das periferias. Raquel citou a passagem do projeto por municípios como Ilha de Itamaracá, São José da Coroa Grande, Buíque, Triunfo, Caruaru e Pesqueira e defendeu maior presença de expressões como o brega na programação cultural do Estado.

A caminhada contou com manifestações de maracatu, frevo e brega, além da presença de bonecos gigantes. Em seu discurso, Raquel afirmou que sua gestão destinou R$ 1 bilhão à cultura e mencionou intervenções no Ginásio Pernambucano e no Liceu de Artes e Ofícios, além do Cinema São Luiz. Os dados foram apresentados pela própria candidata durante o ato.

Raquel também apresentou compromissos para um eventual novo mandato. Entre as propostas citadas estão a urbanização do bairro de São José, a continuidade do Programa Palafita Zero, a climatização de toda a frota de ônibus da Região Metropolitana do Recife e o embutimento da fiação elétrica em Olinda.

Participaram da caminhada a vice-governadora e candidata à reeleição, Priscila Krause (PSD), e os candidatos ao Senado e à Câmara dos Deputados Túlio Gadêlha (PSD) e Eduardo da Fonte (PP). Prefeitos, deputados, vereadores e outros candidatos também acompanharam o ato de campanha.

Leia também