
Nesta terça-feira (26), o Programa Cuida PE, promovido pela Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE), segue firme na realização de cirurgias eletivas em unidades da rede estadual e serviços conveniados. Nos dois primeiros dias de atividades (25 e 26/11), foram realizadas 104 cirurgias em pacientes que aguardavam pelos procedimentos.
O programa tem como objetivo reduzir a demanda reprimida por cirurgias eletivas de média e alta complexidade, ampliando o acesso da população aos serviços de saúde. Com previsão de mais de mil cirurgias até 8 de dezembro, a ação conta com a mobilização de 15 unidades de saúde em diversas especialidades, incluindo ortopedia, urologia, ginecologia e cirurgia geral.
“Esse mutirão é muito importante porque vai ampliar os procedimentos, diminuindo ainda mais essas filas de espera, mobilizando as unidades para contribuir com melhores condições para esses pacientes”, destacou a secretária estadual de saúde, Zilda Cavalcanti.
Até o momento, cirurgias foram realizadas em nove hospitais, incluindo o APAMI, Hospital Armindo Moura (Moreno), Vale do Una (Palmares), José Fernandes Salsa (Limoeiro), Regional Ruy de Barros Correia (Arcoverde), Dom Malan (Petrolina) e Max Day (Recife).
Alguns resultados já chamam atenção. A Unidade Pernambucana de Atenção Especializada (UPAE) de Petrolina cumpriu a meta de 30 cirurgias no primeiro dia, com procedimentos como correções de hérnias, urologia e remoção de lesões. Já o Hospital Regional Inácio de Sá, em Salgueiro, realizou 15 intervenções, incluindo ressecções de cistos e retiradas de sinais.
O mutirão continua nos próximos dias, consolidando-se como uma resposta eficaz à demanda por cirurgias eletivas no estado.
Para mais detalhes, acesse: Pernambuco Notícias.
