
A Comissão de Educação do Senado aprovou, nesta terça-feira (03), o projeto de lei n° 3148/24, que inscreve o nome do ex-governador de Pernambuco, Eduardo Campos, no Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria. O senador Cid Gomes (PSB-CE) foi o relator da matéria. A aprovação marca um reconhecimento simbólico das contribuições de Campos para o Brasil.
Presente na sessão, o deputado federal Pedro Campos, filho de Eduardo, celebrou o avanço do projeto, destacando a relevância de seu pai como “herói da pátria” devido às suas contribuições como ministro da Ciência e Tecnologia e como governador de Pernambuco. “Eduardo colocou na agenda nacional temas essenciais, como a tecnologia e a educação pública integral”, afirmou o deputado.
Pedro Campos também ressaltou que as políticas públicas implementadas por Eduardo, como a Lei do Marco da Inovação e a Lei do Bem, que incentivam o investimento privado em ciência e tecnologia, foram cruciais para o desenvolvimento tecnológico do país. Ele ainda destacou o papel pioneiro do ex-governador na educação em tempo integral em Pernambuco, modelo que influenciou a criação de políticas de incentivo à educação no Congresso.
“A história faz justiça ao reconhecer Eduardo como um herói da pátria brasileira”, concluiu o parlamentar.
