
A articulação entre o Governo de Pernambuco, o Governo Federal e a Secretaria de Saúde da Bahia possibilitou a retomada dos atendimentos de alta complexidade em neurocirurgia no Hospital Universitário da Universidade Federal do Vale do São Francisco (HU-Univasf/Ebserh), em Petrolina, Sertão do estado. O hospital agora conta com plantões de neurocirurgiões 24 horas por dia, preparados para atender casos de urgência e realizar intervenções em pacientes politraumatizados.
A secretária estadual de Saúde, Zilda Cavalcanti, destacou os esforços iniciados no ano passado para garantir o retorno dos serviços, que beneficiarão não apenas pernambucanos, mas também moradores da Bahia, por meio da Rede PEBA, que atende 53 municípios da região. Antes, pacientes com traumas neurocirúrgicos precisavam ser transferidos para o Recife, o que causava grande sofrimento e risco. “Estamos muito felizes com o retorno das atividades”, afirmou Zilda.
O HU-Univasf é referência para a Macrorregião Interestadual de Saúde do Vale do Médio São Francisco, oferecendo atendimentos de urgência e emergência de alta complexidade nas áreas de neurologia, neurocirurgia, traumato-ortopedia, além de cirurgias geral e vascular. O gerente de Atenção à Saúde do hospital, Aristóteles Cardona Júnior, destacou que a ampliação dos serviços foi possível graças ao aumento de recursos do Ministério da Saúde, que permitiu a contratação de novos profissionais especializados. “Este tipo de atendimento irá salvar ainda mais vidas na região”, afirmou.
