
Quem tem animal de estimação sabe o quanto é difícil vê-lo morrendo sem nenhuma assistência veterinária. Os serviços veterinários particulares são caros, e muitas famílias não podem levar seus pets para estes espaços por falta de dinheiro.
Três vereadores de Gravatá, conhecidos pelas ações voltadas para animais de rua, colocaram conjuntamente na Câmara Municipal, uma proposta que visa criar um HOSPITAL VETERINÁRIO PÚBLICO. A proposta foi assinada pelos vereadores Bruno Sales (PSDB), Tadeuzinho (PSDB) e Cabritinha (PSB).
A indicação enviada para o gabinete do prefeito Joselito Gomes trata de uma questão de saúde pública. Doenças como a sarna, micoses e verminoses são as doenças mais comuns e atingem principalmente crianças com contatos com animais infectados.
“Os animais da população de baixa renda agonizam sem tratamento, lentamente até a morte, ou são abandonados em clínicas, consultórios de veterinários e nas ruas”, disse Bruno Sales em sua justificativa para assinar a proposta.
Tadeuzinho disse que “não é demais, então, mencionar que estes serviços terão repercussão altamente positiva perante a população não só de Gravatá, mas aos olhos dos habitantes de todo planeta. É preciso cuidar dos animais que vivem em casas e nas ruas para evitar a propagação de doenças que podem adoecer humanos”.
Cabritinha disse que “existe o drama de certas famílias, que presencial o sofrimento de seus cães, gatos, doentes que necessitam de diagnósticos, medicamentos ou cirurgias. Dependendo das condições financeiras, muitas pessoas não podem propiciar um tratamento que cure ou minimize este sofrimento”, disse o terceiro vereador que assinou o texto original da proposta enviada para a prefeitura.
Agora, caberá ao prefeito Joselito Gomes atender ao pedido dos vereadores e providenciar um local digno para tratamento gratuito de animais. Esta proposta acaba beneficiando toda cadeia veterinária da cidade, pois iria gerar emprego para universitários formados na área, bem como o comércio local que fornece insumos e medicamentos para o setor.
