
Com Jair Bolsonaro (PL) inelegível, seu eleitorado já começa a buscar um novo nome para representar a direita nas eleições presidenciais de 2026. De acordo com a pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quinta-feira (3), os nomes mais citados são o de Tarcísio de Freitas (Republicanos), atual governador de São Paulo, e o de Michelle Bolsonaro (PL), ex-primeira-dama.
Entre o eleitorado geral, Tarcísio lidera com 15% das menções, seguido de perto por Michelle, com 14%. Ambos estão tecnicamente empatados dentro da margem de erro de dois pontos percentuais. O influenciador Pablo Marçal (PRTB) aparece logo atrás, com 11%.
Outros nomes citados incluem o governador do Paraná, Ratinho Júnior (PSD), com 9%, além de Romeu Zema (Novo) e Ronaldo Caiado (União), ambos com o mesmo percentual. Já Eduardo Bolsonaro, filho do ex-presidente, é lembrado por apenas 4% dos entrevistados.
Quando o recorte considera apenas os eleitores que votaram em Jair Bolsonaro em 2022, Michelle Bolsonaro sobe para 26% das preferências, enquanto Tarcísio alcança 24%. Pablo Marçal é citado por 12% desse grupo, e Eduardo Bolsonaro por 8%.
Curiosamente, entre os que votaram em Lula (PT) no último pleito, Tarcísio também aparece como o nome mais citado entre os possíveis representantes da direita, com 10%, empatado com Ratinho Júnior e à frente de Marçal, que tem 9%.
A pesquisa foi realizada entre os dias 27 e 31 de março e ouviu 2.004 eleitores. A margem de erro é de dois pontos percentuais, com nível de confiança de 95%.
