
O panorama eleitoral em Pernambuco segue praticamente congelado desde o último levantamento realizado em fevereiro deste ano. De acordo com nova pesquisa do Instituto Opinião, divulgada nesta quarta-feira (19) pelo Blog do Magno, o prefeito do Recife, João Campos (PSB), continua liderando com folga a disputa pelo Governo do Estado em 2026.
Se o pleito fosse hoje, João teria 61,8% das intenções de voto na pesquisa estimulada, contra 23,6% da governadora Raquel Lyra (PSD). A diferença entre os dois permanece estável, com 40 pontos percentuais, o mesmo intervalo registrado há quatro meses. O pré-candidato do PSOL, Ivan Moraes, aparece com apenas 1,7%. Brancos e nulos totalizam 8,2%, enquanto 4,7% dos entrevistados se declararam indecisos.
A sondagem espontânea, em que os nomes não são apresentados aos eleitores, também reforça a liderança do socialista. João Campos foi citado por 31,4% dos entrevistados, enquanto Raquel Lyra ficou com 13,8%.
Um dos aspectos mais negativos para a atual gestora estadual está nos índices de rejeição. Conforme o levantamento, 35,6% afirmaram que não votariam em Raquel de jeito nenhum. Ivan Moraes registra rejeição de 24,6%, e João Campos aparece como o menos rejeitado entre os nomes testados, com apenas 8,3%.
A pesquisa reforça a consolidação de João Campos como o principal nome da oposição ao Governo do Estado e uma possível força dominante nas urnas em 2026, caso o cenário permaneça inalterado.
