
Uma pesquisa do instituto Genial/Quaest divulgada nesta quinta-feira (3) revela que 62% dos brasileiros são contra uma nova candidatura do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à Presidência da República em 2026. Apenas 35% apoiam a ideia de reeleição, enquanto 3% não souberam ou preferiram não opinar.
O dado marca um avanço significativo da rejeição à reeleição de Lula, que era de 52% em dezembro de 2023. Naquele momento, 45% ainda defendiam uma nova candidatura do petista. Agora, o cenário mudou e evidencia um desgaste crescente do governo.
A pesquisa foi realizada entre os dias 27 e 31 de março, com 2.004 entrevistas presenciais em 120 municípios. A margem de erro é de dois pontos percentuais, com nível de confiança de 95%.
Outro levantamento, também da Genial/Quaest, divulgado nesta quarta-feira (2), mostra que a desaprovação ao governo Lula atingiu o maior patamar desde o início do atual mandato. Para 56% dos entrevistados, o Brasil está no rumo errado sob a gestão do presidente.
A percepção sobre a economia também piorou. Agora, 56% acreditam que o cenário econômico se deteriorou nos últimos 12 meses — em janeiro, esse índice era de 39%. Apenas 16% enxergam melhora, e 26% avaliam que a situação permaneceu estável.
No mercado de trabalho, 53% dizem que está mais difícil conseguir emprego do que há um ano, enquanto apenas 35% sentem melhora — uma queda de oito pontos percentuais em relação à pesquisa anterior.
Apesar do desgaste, Lula ainda lidera todos os cenários simulados de segundo turno contra nomes da direita, segundo a mesma pesquisa. Contra Jair Bolsonaro (PL), mesmo inelegível, o petista vence por margem estreita, dentro do limite da margem de erro.
Por fim, o levantamento aponta que 44% dos brasileiros têm medo de um possível retorno de Bolsonaro ao poder. Já 41% afirmam temer um quarto mandato de Lula. Esses dados ilustram a polarização e a tensão política que ainda dominam o cenário nacional.
