
O Centro de Fisioterapia de Chã Grande está mudando a vida de pacientes com problemas de saúde complexos por meio da acupuntura, uma prática milenar oferecida gratuitamente todas as sextas-feiras. Entre os beneficiados está a agricultora Sônia Maria da Conceição, que sofria com uma dor incapacitante no braço, ombro e mão, dificultando até os movimentos mais simples. Após iniciar as sessões de acupuntura, ela relata uma transformação: “Graças a Deus estou outra. Estou ficando renovada, estou dormindo. Eu não levantava nem o braço, e agora estou levantando, graças a Deus”, celebra a paciente.
O projeto é coordenado pelo fisioterapeuta e acupunturista Dr. Mohab Kennedy Moraes de Carvalho, especialista também em osteopatia. Segundo Dr. Mohab, a acupuntura atua de forma natural no corpo, ajudando os pacientes a se recuperarem sem precisar de medicamentos que possam agredir o organismo. “Você já começa a sentir melhoras a partir da primeira sessão. A acupuntura faz com que você mesmo se trate”, explica o profissional.
A iniciativa, ainda em fase de projeto piloto, foi trazida para Chã Grande com o apoio do secretário de Saúde, Jairo Paiva. Ele explica que a inclusão da acupuntura surgiu ao observar pacientes que não tinham evolução satisfatória apenas com a fisioterapia. “Eu via, aqui no Centro de Fisioterapia, muitas pessoas se queixando de dores e, apesar da fisioterapia, não conseguiam uma melhora significativa. Foi então que Dr. Mohab me chamou para experimentar a acupuntura aqui em Chã Grande”, comenta Jairo, destacando a boa recepção dos pacientes.
Desde o início do projeto, as sessões têm sido disputadas, atendendo semanalmente entre 20 e 25 pessoas. Além de Sônia, outras pacientes, como a professora Elenice Maria e a dona de casa Alberlândia Alessandra, relataram melhoras significativas em suas condições. Alberlândia, que sofre de luxação no braço, conta que a acupuntura tem permitido a retomada de suas atividades diárias. “Consegui uma vaga aqui, o Dr. Mohab está cuidando, e estou me sentindo muito bem”, relata.
Para os moradores de Chã Grande que sofrem com dores crônicas e condições complexas, o tratamento com acupuntura é uma nova opção disponível no Centro de Fisioterapia, localizado na Avenida São José, no centro da cidade. O atendimento é gratuito, mas requer inscrição no centro e, em casos mais graves, um encaminhamento do Hospital Geral Alfredo Alves de Lima.
O projeto tem sido um sucesso inicial e, devido aos resultados positivos, já se cogita expandi-lo para que mais pacientes possam ter acesso aos benefícios da acupuntura, que promove alívio e melhora na qualidade de vida sem a necessidade de medicações.
