
Desde o mês passado, a equipe de nutrição da Secretaria de Saúde de Chã Grande vem percorrendo as escolas públicas do município para promover a alimentação saudável entre crianças e adolescentes. A ação faz parte do projeto “Nutrição na Escola”, que tem como objetivo ensinar os alunos sobre a importância de consumir frutas, verduras e legumes e de evitar alimentos industrializados, como salgadinhos, biscoitos e refrigerantes.
Nesta terça-feira (5), a caravana de nutrição visitou a Escola Municipal Nossa Senhora de Fátima, que atende alunos da educação infantil e do ensino fundamental I. Durante a visita, a equipe utilizou métodos lúdicos, adaptados para a faixa etária dos alunos, para envolver as crianças e ensiná-las sobre a importância de uma dieta equilibrada. Com jogos, brincadeiras e interação direta, o projeto busca despertar o interesse dos pequenos por alimentos mais saudáveis e incentivar mudanças de hábitos alimentares.
A nutricionista Melânia Freitas, uma das profissionais à frente do projeto, destaca que a iniciativa é realizada em parceria com a Secretaria de Educação e visa também valorizar a alimentação escolar, que é planejada com cardápios variados e nutritivos. “Esse projeto busca incentivar o consumo, também, da alimentação escolar, que é balanceada, planejada de forma a promover um cardápio rico e variado, para dar o aporte nutricional que as crianças em idade escolar necessitam”, explica Melânia.
Apesar da oferta de refeições saudáveis nas escolas, a nutricionista alerta para um desafio persistente: muitos alunos ainda preferem levar de casa alimentos industrializados, ricos em açúcar e gordura, como biscoitos, salgadinhos e refrigerantes. “O que a gente vê na prática, na hora do lanche, é um hábito alimentar distorcido. Algumas crianças, mesmo tendo amplo acesso a uma alimentação escolar variada e de qualidade, preferem trazer de casa esses alimentos menos saudáveis”, observa Melânia, reforçando a importância de educar os alunos e suas famílias sobre os riscos de uma dieta desequilibrada.

Próximas visitas e impacto esperado
O projeto “Nutrição na Escola” seguirá visitando outras instituições de ensino ao longo de novembro, incluindo as escolas Maria Amélia, Laerte Pedrosa de Melo, Santa Luzia, Joaquim Alves, Amália Araújo e José Manoel de Farias, além da Creche Municipal. Com essas visitas, a Secretaria de Saúde espera que as crianças e jovens de Chã Grande possam desenvolver uma relação mais saudável com a alimentação, contribuindo para sua saúde e bem-estar a longo prazo.
A equipe da Secretaria de Saúde acredita que, com o tempo, os alunos se sintam mais motivados a escolher as refeições balanceadas oferecidas pela escola, substituindo lanches industrializados por opções mais nutritivas, promovendo uma geração mais saudável e consciente em relação à alimentação.
