
A nova pesquisa Quaest divulgada nesta terça-feira (28) aponta um cenário aberto e competitivo na corrida pelo Senado em Pernambuco nas eleições de 2026. Com dois votos por eleitor em jogo, o levantamento indica liderança de Marília Arraes, que aparece com 18% das intenções totais.

Na sequência, surgem Humberto Costa, com 12%, Miguel Coelho, com 10%, e Mendonça Filho, que soma 8%. O levantamento considera a soma das duas escolhas possíveis feitas pelos eleitores, o que amplia o número de citações por candidato.

O estudo revela ainda um grupo intermediário com desempenho próximo. Anderson Ferreira e Túlio Gadelha aparecem com 6% cada. Já Armando Monteiro Neto e Eduardo da Fonte registram 4%.
Na parte inferior da lista, Jô Cavalcanti e Paulo Rubem Santiago têm 3% cada, enquanto Carlos Sant’Anna não pontuou.
Um dos pontos que mais chama atenção no levantamento é o volume de eleitores ainda sem definição clara. Os indecisos somam 10%, enquanto 16% afirmam que pretendem votar em branco, anular ou não comparecer às urnas.
O formato da disputa, com duas vagas em aberto, tende a tornar o cenário mais dinâmico, permitindo combinações variadas de votos e favorecendo mudanças ao longo da pré-campanha. Esse modelo também amplia a margem para crescimento de candidaturas que hoje aparecem atrás.
A expectativa é de que o quadro evolua nos próximos meses, à medida que alianças políticas sejam definidas, campanhas ganhem visibilidade e o eleitorado comece a consolidar suas escolhas.








