
A Neoenergia Pernambuco, em conjunto com a Polícia Civil, por meio da 6ª Delegacia Seccional de Jaboatão dos Guararapes, e o Instituto de Criminalística (IC), identificou, pela terceira vez neste ano, desvios de energia elétrica em três estabelecimentos de reciclagem de plástico localizados em Piedade, Jaboatão dos Guararapes. Durante a operação, dois homens foram presos em flagrante por furto de energia.
A ação foi desencadeada após análises da área de inteligência da Neoenergia, que detectaram indícios de fraude na medição de energia elétrica dos imóveis. As equipes técnicas da concessionária constataram que os estabelecimentos estavam consumindo energia sem que esta fosse registrada pelos medidores.
Segundo os cálculos realizados, o desvio de energia nesta operação foi de 122.318 kWh, volume suficiente para abastecer cerca de 815 residências por 30 dias. Somando as três autuações realizadas este ano, os desvios ultrapassam 282 mil kWh, o que poderia atender mais de 1.880 casas por um mês.
Anteriormente, em ações realizadas no início do ano e em junho, os estabelecimentos já haviam sido identificados pelo furto de cerca de 70.000 kWh e 90.000 kWh de energia, respectivamente. Nesses casos, vários suspeitos foram detidos por envolvimento na prática ilegal.
Fábio Muniz, supervisor da Neoenergia Pernambuco, destacou a importância das ações de combate ao furto de energia no estado. “Nossas equipes estão atentas ao consumo irregular de energia e estamos atuando fortemente neste sentido. Irregularidades como essa configuram crime e prejudicam toda a sociedade, além de impactar diretamente no valor da conta de energia. Por isso é importante denunciar e não ser conivente com esse tipo de ação”, afirmou Muniz.
Toda a energia não medida será cobrada dos clientes envolvidos, conforme as determinações da legislação do setor elétrico.
Para mais informações, entre em contato com pernambuconoticias.com pelo WhatsApp (81) 998103016 ou pelo e-mail: jornalismo@pernambuconoticias.com.br.
