Consumidores com dívidas em atraso no cartão de crédito, cheque especial, crédito consignado e outras modalidades bancárias têm até o dia 30 de novembro para participar do Mutirão de Negociação e Orientação Financeira. A iniciativa reúne mais de 160 instituições financeiras, além de contar com o apoio do Banco Central, Senacon, Procons e outros órgãos.
A ação não contempla financiamentos com garantia de bens, como veículos, imóveis e motos. O foco são dívidas bancárias sem garantia real, que estejam em atraso ou até mesmo prescritas.
Como participar do mutirão
As renegociações podem ser feitas por dois canais principais:
- Diretamente com o banco ou instituição financeira, por meio dos canais oficiais;
- Pelo site www.consumidor.gov.br, onde o consumidor precisa ter conta Prata ou Ouro no Gov.br para iniciar o processo.
No portal, o consumidor escolhe a empresa com a qual deseja negociar, registra a solicitação e aguarda o retorno — que deve ser dado em até 10 dias úteis.
Condições facilitadas para quitar dívidas
Durante o mutirão, os consumidores terão acesso a parcelamentos flexíveis, descontos no valor total da dívida e taxas de juros reduzidas. A ação também oferece orientação financeira gratuita, disponível na plataforma Meu Bolso em Dia, da Febraban, onde estão listadas todas as instituições participantes e os canais disponíveis.
Quem estiver superendividado pode contar com atendimento diferenciado nos Procons, onde é possível montar um plano de pagamento personalizado com apoio especializado.
Dívidas não bancárias também podem ser negociadas
Para quem possui dívidas com empresas do varejo, telecomunicações, universidades, concessionárias de água, luz ou serviços, a alternativa é o Feirão Serasa Limpa Nome, também em vigor neste período. As negociações podem ser feitas online ou em agências dos Correios participantes.
Consulta de dívidas
Para saber se possui pendências com instituições financeiras, o consumidor pode acessar o Registrato, sistema gratuito do Banco Central que mostra dívidas, operações de crédito e contas vinculadas ao CPF.
O mutirão representa uma oportunidade para quem busca reorganizar a vida financeira, limpar o nome e recuperar o crédito no mercado.
