dark

Hoje: 13 de dezembro; Dia de Santa Luzia, protetora dos olhos

Hoje: 13 de dezembro; Dia de Santa Luzia, protetora dos olhos

Neste domingo (13) é celebrado o Dia de Santa Luzia, conhecia internacionalmente como a ‘santa dos olhos’. Ela é natural da Itália, e fez voto de castidade e deu tudo que tinha para os mais pobres.

Santa Luzia se tornou a protetora dos olhos após ter arrancado os seus para entregar ao seu carrasco, o imperador Diocleciano. Depois de sua morte, Santa Luzia chegou a ter 20 templos em Roma. Santa Luzia foi perseguida por conta de sua fé.

Consta nos relatos históricos da Igreja Católica, que mesmo tendo seus dois olhos arrancos e levado ao imperador num prato, outros dois lindos olhos nasceram em Santa Lucia. Como não se converteu aos deuses romanos, o imperador mandou decepar a cabeça de Santa Luzia quando ela dizia: “adoro a um só Deus verdadeiro, a quem prometi amor e fidelidade”.  

Veja abaixo a oração de Santa Luzia:  

Dia de Santa Luzia: oração à protetora dos olhos

“Querida Santa Luzia, que preferistes deixar que, os vossos olhos fossem vazados e arrancados, antes de negar a fé e conspurcar vossa alma; e Deus, com um milagre extraordinário, vos devolveu outros dois olhos sãos e perfeitos, para recompensar vossa virtude e vossa fé, e vos constituiu protetora contra as doenças dos olhos, eu recorro a vós para que protejais minhas vistas e cureis a doença dos meus olhos. Ó, Santa Luzia, conservai a luz dos meus olhos para que eu possa ver as belezas da criação. Conservai também os olhos de minha alma, a fé, pela qual posso conhecer o meu Deus, compreender os seus ensinamentos, reconhecer o seu amor para comigo e nunca errar o caminho que me conduzirá onde vós, Santa Luzia, vos encontrais, em companhia dos anjos e santuário. Santa Luzia, protegei meus olhos e conservai minha fé. Amém. “