
O escritor e ex-seminarista Brendo Silva protocolou uma denúncia no Ministério Público de São Paulo contra o religioso Frei Gilson por declarações consideradas homofóbicas. O caso ganhou repercussão após a divulgação da informação pela coluna GENTE.

Autor do livro A vida secreta dos padres gays, Brendo afirma que o frei teria utilizado expressões ofensivas e discriminatórias ao abordar a homossexualidade em homilias, entrevistas e publicações nas redes sociais.

Entre os trechos incluídos na denúncia está uma declaração atribuída ao religioso em que ele afirma: “se a tua igreja está falando que não pode homem com homem, não pode e acabou”.
Segundo o ex-seminarista, esse tipo de posicionamento contribui para fortalecer preconceitos e ampliar a estigmatização da população LGBTQIA+, especialmente quando parte de figuras religiosas com grande alcance nas redes sociais e influência entre fiéis.
Na representação encaminhada ao Ministério Público, Brendo Silva sustenta que as falas associariam a homossexualidade a conceitos como “desordem” e “depravação grave”, o que, na avaliação dele, ultrapassaria os limites da liberdade religiosa e de expressão.
O caso agora será analisado pelo Ministério Público de São Paulo, que deverá avaliar se existem elementos suficientes para abertura de investigação contra Frei Gilson.
Até o momento, não houve divulgação oficial sobre eventual manifestação da defesa do religioso em relação às acusações apresentadas pelo ex-seminarista.








