
Não é diariamente que encontramos uma baobá, árvore típica da África e com representação de luta e religiosidade. Este tipo de árvore se dá bem em regiões tropicais áridas e semiáridas, sendo Gravatá, uma das poucas cidades do Brasil que em praça pública teve a coragem de plantar uma muda de baobá.
Muita gente não sabe, mas esta árvore poderá chegar facilmente a 25 metros de altura e viver até 6 mil anos. O tronco dela pode chegar a medir no futuro 11 metros de diâmetro.
Se a árvore plantada em Gravatá, agreste pernambucano, se for bem preservada, milhões de pessoas nascidas na cidade poderão vê-la pelos próximos 6 milênios.
Infelizmente, não são todas as pessoas que respeitam esta linda árvore. Como é possível ver na próxima imagem, alunos e outros vândalos estão riscando a árvore e pintando-a como corretivo escolar (toque mágico) a base de água.

Bem próximo da árvore existe uma câmera de videomonitoramento, que nada inibe o desrespeito com a natureza. Gravatá já foi uma cidade fria o ano inteiro, mas por conta dos inúmeros condomínios construídos em locais de vegetação nativa, a cidade enfrenta intensa onda de calor.
A Secretaria de Meio Ambiente deve tomar imediatamente medidas para que a árvore cresça em paz e sem esses ataques. Quem sabe, no futuro o local seja um dos pontos turísticos mais visitado do município, um dos seus cartões postais. Isso só será possível com o empenho do poder público e a conscientização dos nativos e turistas.
Mais sobre a árvore baobá:
Há diversas curiosidades sobre o Baobá. A principal delas é referente ao tamanho encorpado do seu tronco, que começa largo e vai se estreitando em direção ao topo. Em formato semelhante a um cone. Seus galhos chegam a ficar até 9 meses sem folhas, criando um visual único.
O seu tronco oco, além de ser resistente ao fogo, é um grande reservatório natural de água, com capacidade para armazenar até 120 mil litros durante os períodos de chuva. O que faz com que ela seja chamada de árvore garrafa.

Outro fato curioso é que, devido ao diâmetro de seu tronco, é comum encontrar pessoas que fazem com que ela seja um local de moradia, bares, pontos de ônibus, prisões e santuários religiosos com oferendas para os seus santos.
O baobá é uma árvore versátil, pois pode ser aproveitada de diversas maneiras. Seus frutos, chamados de mukua, são ricos em vitamina C, potássio e cálcio. Já a casca é utilizada na produção de cordas e tecidos. Isso sem falar em suas folhas, que contém propriedades medicinais e servem como tempero.
A presença da Baobá no Brasil

Essa árvore não é nativa do Brasil. Por ser originária de diversas partes da África, acredita-se que ela passou a fazer parte da flora brasileira após a chegada dos portugueses, sendo trazida por sacerdotes africanos. É possível encontrar seus poucos exemplares em Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Alagoas, Ceará, Mato Grosso e Goiás.
