
O Governo de Pernambuco inaugurou, nesta quinta-feira (13), a segunda etapa da Unidade Pernambucana de Atenção Especializada e Reabilitação (UPAE-R), no bairro de Areias, Zona Oeste do Recife. O novo espaço é o primeiro do tipo no estado e contará com um centro voltado à reabilitação física e motora, com foco na população idosa. O investimento nas obras foi de R$ 8,2 milhões.
A governadora Raquel Lyra destacou a importância do novo equipamento para a qualidade de vida da população pernambucana. “Nós inauguramos mais uma etapa da UPAE-Reabilitação, a primeira do nosso Estado, que vai atender cerca de 10 mil pessoas por mês nas suas necessidades urgentes, com oportunidade de reabilitação e cuidados especiais”, afirmou.
Atendimentos e serviços oferecidos
A UPAE-R de Areias disponibilizará atividades como hidroginástica, exercícios para equilíbrio, resistência e força, além de treinamentos na quadra poliesportiva com educadores físicos. Os pacientes terão acesso a circuitos de reabilitação com cones, bolas e outros equipamentos, garantindo um atendimento diversificado e humanizado.
Além disso, a unidade passa a ser a nova sede dos programas Pé Diabético e de Acolhimento ao Idoso, que anteriormente funcionavam no Hospital Geral de Areias (HGA).
A secretária estadual de Saúde, Zilda Cavalcanti, enfatizou o compromisso da gestão com um atendimento de qualidade e acessível. “Estamos mostrando isso na regionalização do atendimento e agora focando na reabilitação, nas pessoas com deficiência e nas especificidades da alta complexidade. É um trabalho que tem começo, tem meio e não tem fim”, declarou.
Como ter acesso ao serviço?
A UPAE-R atenderá prioritariamente idosos, que devem procurar o setor de Serviço Social da unidade para realizar um cadastro. As vagas serão disponibilizadas conforme a capacidade de atendimento.
Francisca Nely, de 81 anos, celebrou a inauguração da nova etapa da unidade. “Estou muito feliz com essa ampliação. Hoje me sinto muito melhor, tanto fisicamente quanto mentalmente, porque sou atendida aqui. Venho para as reuniões e palestras, encontro colegas. Agora quero participar da hidroginástica e aproveitar tudo o que o espaço pode oferecer”, disse.
Com a inauguração, o governo reforça seu compromisso com a reabilitação e qualidade de vida dos idosos, garantindo um atendimento especializado e acessível à população.
