Dani Portela critica falta de apoio da Fundarpe à capoeira em Pernambuco

A deputada estadual Dani Portela (PSOL) criticou publicamente a Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe) pela ausência de apoio efetivo aos capoeiristas do estado. Durante discurso, a parlamentar leu uma nota emitida pela Rede de Mulheres Capoeiristas de Pernambuco, que denuncia a falta de repasse de recursos financeiros destinados à manutenção e valorização da capoeira.
Segundo o comunicado, as integrantes da rede decidiram não participar da Semana Estadual da Capoeira, realizada anualmente, em protesto contra a falta de incentivo por parte da gestão estadual. A decisão evidencia o descontentamento do grupo com a condução das políticas culturais voltadas à prática.
De acordo com Dani Portela, a Fundarpe convidou capoeiristas para compor as atividades do evento sem oferecer condições objetivas, solicitando a colaboração de profissionais que vivem da capoeira para atuarem de forma voluntária.
“A capoeira não pode ser utilizada apenas para propaganda do Governo do Estado; ela precisa ser reconhecida e valorizada através de políticas públicas culturais”, destacou a deputada.
A manifestação evidencia a necessidade de um debate mais amplo sobre o apoio institucional às expressões culturais tradicionais, como a capoeira, que além de patrimônio imaterial, é também fonte de sustento e identidade para muitos pernambucanos.
Leia também
- TSE autoriza volta do “Exército do Lula” ao WhatsApp após campanha regularizar canal com 4,3 milhões de seguidores
- Lula anuncia perdão de R$ 12,6 bilhões em dívidas de MEIs e propõe aumento do faturamento para R$ 140 mil
- Lula intensifica campanha de segundo turno com mobilizações populares em São Paulo e no Rio de Janeiro



