
O duelo entre Central e Santa Cruz, válido pela Série D do Campeonato Brasileiro e marcado para este domingo (18), no Estádio Luiz José de Lacerda, em Caruaru, contará com um esquema especial de segurança. A medida foi estabelecida por meio de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado entre o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) e representantes dos clubes, com o objetivo de assegurar a integridade de torcedores, profissionais e demais envolvidos na partida.
A iniciativa partiu da 4ª Promotoria de Justiça de Defesa da Cidadania de Caruaru, após articulação entre o MPPE, a Federação Pernambucana de Futebol e as polícias Civil e Militar. Inicialmente, havia a recomendação para que o jogo ocorresse com torcida única, mas após revisão, optou-se por permitir o acesso de ambas as torcidas, desde que não envolva integrantes de organizadas.
Pelo acordo, está vetada a entrada de membros de torcidas organizadas do Central e do Santa Cruz, mesmo que estejam sem uniformes ou insígnias dos grupos. O clube mandante, Central, ficará responsável por impedir o acesso desses indivíduos, além de garantir um efetivo de 80 seguranças privados distribuídos por todo o estádio, incluindo portões, arquibancadas e áreas internas. Também deverá divulgar a proibição e promover campanhas educativas incentivando a paz no esporte.
Já o Santa Cruz, na condição de visitante, deverá adotar as mesmas medidas de divulgação e promoção de mensagens de não violência. Ambos os times têm o dever de informar ao MPPE qualquer situação de risco ou incidente relevante relacionado ao jogo, tanto antes quanto após o seu término.
O TAC tem validade específica para esta partida e foi oficializado no Diário Oficial Eletrônico do MPPE desta sexta-feira (16).
