
Vitória de Santo Antão ganhou destaque na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) nesta quarta-feira (23), ao ser agraciada com o Prêmio Prefeitura Amiga das Mulheres 2025. A premiação reconhece municípios que se destacam na implementação de políticas públicas voltadas à defesa e valorização das mulheres.
A cerimônia solene foi conduzida pela deputada estadual Gleide Ângelo e reuniu diversas autoridades, entre elas a secretária da Mulher, Thaís Xavier; o vice-prefeito Edmo Neves; a vereadora Ana Paula; secretários municipais e o deputado Henrique Queiroz Filho, autor da indicação do município. Servidores públicos também prestigiaram o evento.
O município foi vencedor na categoria voltada às cidades com mais de 100 mil habitantes, em razão da atuação da Rede de Apoio à Mulher Vitoriense. A iniciativa, liderada pela Secretaria da Mulher, integra ações com outras pastas do governo municipal e estabelece parcerias com instituições como o Ministério Público, Defensoria Pública, OAB, forças de segurança, universidades e organizações sociais.
Durante a solenidade, a deputada Gleide Ângelo elogiou a estrutura de atendimento oferecida pelo município, destacando sua visita à Casa Lisbela como prova do compromisso local com o acolhimento e proteção das mulheres. Para ela, Vitória de Santo Antão se tornou uma referência em políticas públicas voltadas à causa feminina.
O prefeito Paulo Roberto ressaltou a importância de construir uma cidade onde as mulheres possam exercer sua cidadania com autonomia e protagonismo. Já a secretária Thaís Xavier afirmou que o prêmio simboliza o esforço coletivo de toda a rede de apoio, reforçando o compromisso da gestão municipal com o avanço das políticas de equidade e proteção de direitos.
