
Na próxima quinta-feira (3), a TV Globo promoverá um debate entre os candidatos à prefeitura do Recife, mediado pelo apresentador Márcio Bonfim. O evento será transmitido ao vivo pela TV Globo, g1 e Globoplay, direto da sede da emissora, localizada no Centro do Recife, logo após a novela “Mania de Você”, por volta das 22h.
De acordo com as regras eleitorais, foram convidados os candidatos de partidos, coligações e federações com pelo menos cinco parlamentares no Congresso Nacional, além daqueles que obtiveram pelo menos 6% das intenções de voto na pesquisa estimulada da Quaest, divulgada no dia 30 de setembro. Assim, estarão presentes no debate Dani Portela (PSOL), Daniel Coelho (PSD), Gilson Machado (PL) e o atual prefeito João Campos (PSB).
O debate, que ocorre poucos dias antes do primeiro turno das eleições, marcado para o domingo (6), será um momento crucial para os eleitores indecisos. Além da escolha para prefeitos, os eleitores do Recife também elegerão 37 vereadores, duas cadeiras a menos que no pleito anterior.
Os candidatos ficarão lado a lado no estúdio, sem a presença de plateia. O debate será dividido em quatro blocos: o primeiro e o terceiro blocos permitirão perguntas com temas livres, enquanto o segundo e o quarto blocos terão temas definidos por sorteio. Em cada bloco, um candidato sorteado previamente escolherá para quem direcionar sua pergunta, e todos terão que fazer e responder uma pergunta. Os tempos de resposta serão rigorosamente cronometrados, com 30 segundos para perguntas, dois minutos para respostas, e réplicas e tréplicas de até 1 minuto e 15 segundos cada. A Globo poderá ajustar os tempos conforme necessário durante o debate.
Esse encontro promete ser decisivo para a reta final da campanha eleitoral, permitindo aos candidatos expor suas propostas e críticas diretamente ao público e aos adversários.
