
Uma tromba d’água foi avistada na manhã desta sexta-feira (23) na costa litorânea dos municípios de Olinda e Paulista, na Região Metropolitana do Recife. O fenômeno, que chamou a atenção de moradores e turistas, foi capturado em vídeo e rapidamente se espalhou pelas redes sociais, mostrando o momento exato em que a coluna de água se formou sobre o mar.
A Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) confirmou a ocorrência do fenômeno e explicou que trombas d’água são grandes vórtices em forma de coluna, com aparência de funil, que se formam ao longo de corpos d’água e estão conectadas a nuvens cumuliformes. Ao contrário do que pode parecer, as trombas d’água não aspiram a água do mar, mas a coluna visível é composta por gotas formadas pela condensação do ar.
Ainda de acordo com a Apac, esse tipo de fenômeno é relativamente comum nesta época do ano em Pernambuco, devido ao aumento da intensidade dos ventos na região. “Esta é uma época comum de ter maiores registros devido a, historicamente, ter a intensificação dos ventos em Pernambuco”, explicou a agência em nota.
Embora impressionantes, as trombas d’água raramente causam danos significativos, mas a Apac recomenda que pescadores e navegantes fiquem atentos a essas formações, evitando se aproximar quando uma tromba d’água for avistada.
