
Um terremoto de magnitude 4.3 na Escala Richter foi registrado por volta das 4h da madrugada desta quinta-feira (3) em Parauapebas, no sudeste do Pará. O fenômeno foi confirmado pela Rede Sismográfica Brasileira, com análise do Observatório Nacional e do Centro de Sismologia da USP.
O tremor, apesar de classificado como moderado, foi sentido por moradores da região e se tornou o mais forte já documentado na história do Pará desde o início do monitoramento sismológico científico. Por sua intensidade, foi perceptível, mas com risco reduzido de causar grandes danos.
De acordo com os especialistas, essa foi a quarta ocorrência de atividade sísmica no Pará em 2025. Os registros anteriores também aconteceram na parte leste do estado. O primeiro abalo do ano foi no dia 9 de janeiro, também em Parauapebas, com magnitude 2.8. Em seguida, no dia 17 de janeiro, Novo Repartimento registrou um tremor de 2.3. Já no dia 28 do mesmo mês, um novo sismo atingiu Tucuruí, marcando 2.9 na escala.
O recente episódio chama a atenção para a frequência de tremores na região e reforça a importância do acompanhamento contínuo por parte das instituições especializadas.
