Pular para o conteúdo
Pernambuco Notícias

25°CRecife · previsão
Pernambuco Notícias
Internacional

Terremoto de magnitude 7,4 deixa ao menos 24 mortos e provoca destruição na Colômbia

Foto: ÚltimaHoraCaracol

Um terremoto de magnitude 7,4 atingiu o oeste da Colômbia nesta segunda-feira (10), deixando ao menos 24 mortos e provocando o desabamento de edifícios em diferentes cidades. Como as equipes ainda realizam buscas e avaliam os danos, o número de vítimas pode aumentar.

O epicentro foi localizado a aproximadamente cinco quilômetros de San José del Palmar, no departamento de Chocó. O tremor ocorreu a cerca de 110 quilômetros de profundidade, de acordo com o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS). A instituição classificou o alerta de impacto como laranja.

Cerca de uma hora depois do abalo principal, uma réplica de magnitude aproximada de 5 foi registrada na região. As autoridades alertaram a população para a possibilidade de novos tremores.

Pereira concentra maior número de mortes

Em Pereira, pelo menos 18 pessoas morreram e outras ficaram feridas, segundo informações divulgadas pelo prefeito Mauricio Salazar Peláez. A cidade sofreu danos considerados graves em diferentes estruturas.

Duas mortes foram confirmadas em Manizales, onde uma das cúpulas da Catedral Basílica Metropolitana sofreu danos significativos.

Em Cali, aproximadamente 20 edifícios desabaram e havia relatos de pessoas presas sob os escombros. O prefeito Alejandro Éder solicitou o envio de equipes de resgate de Bogotá e Medellín para reforçar as buscas.

A governadora de Chocó, Nubia Carolina Córdoba-Curi, afirmou que o departamento sofreu uma destruição significativa. Pessoas ficaram feridas, mas um balanço detalhado ainda estava sendo preparado.

Tremor foi sentido em Bogotá e no Brasil

O terremoto também foi sentido em Bogotá, onde sirenes de emergência foram acionadas. Moradores de outras cidades colombianas deixaram edifícios por questões de segurança.

As autoridades determinaram a suspensão temporária das operações em aeroportos de Pereira, Manizales, Quibdó, Armenia, Cartago e Buenaventura para a realização de vistorias.

O tremor alcançou ainda partes do Equador e da Venezuela. No Brasil, moradores de Manaus, no Amazonas, relataram ter sentido os efeitos do abalo, e equipes do Corpo de Bombeiros foram mobilizadas para realizar inspeções preventivas em edifícios.

O sistema norte-americano de alerta de tsunamis informou que o terremoto não apresentava risco de formação de ondas gigantes.

Governo acompanha operações de resgate

O presidente colombiano, Abelardo de la Espriella, anunciou que assumiu a coordenação da resposta nacional e que viajaria para Pereira a fim de acompanhar as operações de resgate. O terremoto aconteceu no primeiro dia de seu governo.

A Colômbia está localizada em uma região de intensa atividade tectônica e próxima ao chamado Círculo de Fogo do Pacífico. Tremores são relativamente frequentes no país, mas eventos com a intensidade registrada nesta segunda-feira são considerados menos comuns.

Os números de mortos, feridos e imóveis atingidos ainda são preliminares e poderão ser atualizados pelas autoridades colombianas.

Leia também