
O mês de setembro já começou, e com ele a campanha ‘Setembro Amarelo’, que vista combater e prevenir o suicídio. Os governos municipais, estaduais e o governo federal dão atenção especial aos cuidados com a saúde mental de inúmeras pessoas que sofrem com a depressão. A campanha foi criada em 2013 pelo presidente da ABP – Associação Brasileira de Psiquiatria, passando a ter apoio do CVV e do CFM.
A sociedade precisa cada vez mais discutir o tema, e evitar conferir publicidade aos casos que envolvam suicídio. Em 2023, o tema da campanha é “Se precisar, peça ajuda”. Afinal, diversas pessoas estão precisando de ajuda e não sabem, ou evitam falar sobre o assunto com receio do preconceito.
Não é só pessoas que precisam de ajuda psicológica que precisam ser orientadas. A sociedade de modo em geral precisa entender a importância de ajudar o próximo, sendo a melhor forma de lutar contra problema tão grave e alarmante. O dia 10 de setembro foi escolhido como o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio.
A campanha recebe a ‘cor amarela’ em referência a morte de um adolescente de 17 anos, Mike Emme, que tirou a própria vida em setembro nos Estados Unidos. O rapaz tinha um carro modelo Mustang amarelo e sua família entregou cartões com fitas amarelas e frases motivacionais no velório do rapaz. A fita se tornou um símbolo da campanha, sendo adotadas no Brasil em 2015.
