
Entre os dias 21 e 26 de maio, Serra Talhada, no Sertão do Pajeú, foi palco da primeira etapa do Circuito Literário de Pernambuco (Clipe) 2025. Aproximadamente 17 mil pessoas, entre professores, servidores da educação, estudantes da rede estadual e moradores da região, participaram das atividades promovidas durante o evento.
No estande da Secretaria Estadual de Educação (SEE), o público pôde prestigiar diversas atrações culturais, palestras e rodas de conhecimento, além de encontros entre escritores locais e nacionais. Como parte da programação, a SEE prestou homenagens a estudantes e professores autores. Entre os homenageados, a estudante Dayllany Kerlly, da Escola de Referência em Ensino Médio (Erem) Solidônio Leite, lançou seu primeiro livro de poemas. Inspirada em vivências pessoais, a jovem destacou a importância da oportunidade: “É muito gratificante ter lançado meu primeiro livro no evento e receber essa homenagem”.
O Clipe também valorizou a pluralidade cultural de Pernambuco, com apresentações que incluíram os tradicionais Caretas de Triunfo com a atriz Bruna Florie, o Maracatu Raízes do Sertão, e uma roda de glosa com os poetas Miguel Leonardo e Bonzinho Magalhães. As principais bandas marciais escolares da região se apresentaram de forma itinerante, enquanto shows de nomes como Maestro Forró, Silvério Pessoa, Carol do Coco e a banda Cascabulho animaram o público.
Entre as rodas de conversa, destacaram-se participações como a da comunicadora e ativista indígena Alice Pataxó, do escritor e professor Filipe Macedo e do escritor Marcos Mota. As palestras também contaram com nomes expressivos, como o professor Irã Xukuru e o escritor, cineasta e filósofo Rodrigo França, que celebrou a experiência: “Saio daqui com o coração em festa. Que a gente possa sempre ter a oportunidade de festejar a literatura brasileira, que é rica e potente”.
O Circuito Literário de Pernambuco segue agora para o Agreste, com programação prevista para Caruaru entre os dias 2 e 7 de junho, no Polo Comercial. Na sequência, a etapa Petrolina ocorrerá de 14 a 19 de junho, na Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf). O encerramento será no Centro de Convenções, em Olinda, entre os dias 7 e 13 de agosto.
