
A cidade de Serra Talhada, no Sertão pernambucano, recebeu a abertura oficial do Circuito Literário de Pernambuco (Clipe) 2025. Com o tema “A justiça socioambiental num contexto de leituras do mundo”, a nova edição do evento propõe reflexões sobre literatura, cultura e meio ambiente, integrando diversas atividades ao longo do estado.
Além de Serra Talhada, o circuito passará por Caruaru, no Agreste, entre os dias 2 e 7 de junho, no Polo Comercial. Em seguida, será a vez de Petrolina, no Sertão, com programação de 14 a 19 de junho, na Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf). O encerramento está previsto para ocorrer na Região Metropolitana, de 7 a 13 de agosto, no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda.
A edição de Serra Talhada prestou homenagem à professora e escritora Maria Maysa Cavalcante, autora de 13 livros, três deles organizados com a participação de seus próprios alunos. Ela celebrou a homenagem destacando a importância do incentivo à leitura e à escrita, que culminou também no lançamento de livros pelos seus estudantes.
Outros homenageados no evento foram o professor Miguel Filho e a estudante Dayllany Kerlly, reconhecida por sua publicação literária.
O Circuito Literário de Pernambuco se firma como um espaço relevante de promoção da cultura e fortalecimento das práticas pedagógicas, valorizando escritores locais e estimulando a formação de novos leitores e autores em diversas regiões do estado.
