
O Espaço Ciência dará início, nesta terça-feira (16), à Semana Estadual da Astronomia, evento gratuito que promete levar o público a uma jornada pelo universo com atividades interativas, oficinas, observações solares e lunares, além da reinauguração do planetário. A programação será realizada até o fim da semana tanto no museu, em Olinda, das 08h às 17h, quanto no Observatório Astronômico do Alto da Sé, das 16h às 20h.
Instituída pelas Leis Estadual nº 16.500/2018 e Municipal do Recife nº 329/2017, a semana tem como missão aproximar a população do conhecimento astronômico, promovendo o acesso à ciência por meio de experiências lúdicas e educativas. Entre as atrações estão oficinas temáticas, observações do céu com telescópios e atividades voltadas para todas as idades.
Para o coordenador de Astronomia do Espaço Ciência, Cleiton Batista, o evento tem um papel essencial na popularização da ciência e na formação de novos talentos. “A astronomia é uma porta de entrada para o conhecimento científico. Quando aproximamos as pessoas do universo, estamos incentivando a curiosidade e o interesse pela ciência como um todo. A Semana de Astronomia é uma oportunidade única de levarmos esse conhecimento para todos os cantos de Pernambuco”, destaca.
A escolha do mês de setembro para a realização do evento homenageia o nascimento do astrônomo e naturalista alemão George Marcgrave, em 20 de setembro. Ele viveu no Brasil entre 1638 e 1643 e foi figura central para a construção do primeiro observatório astronômico das Américas e do Hemisfério Sul, no Recife, durante o governo de Maurício de Nassau.
Esse marco histórico tornou Pernambuco conhecido como o “Berço da Astronomia das Américas”, após a instalação do observatório no telhado da residência de Nassau, no bairro de Santo Antônio, onde foi realizada a primeira observação científica de um eclipse solar nas Américas, em 13 de novembro de 1640.
