A Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco deu início, nesta terça-feira (2), ao processo de transferências internas para o ano letivo de 2025. O cadastro é destinado aos estudantes da Rede Estadual de Ensino que desejam trocar de escola e concorrer a vagas-destino nos 7º, 8º e 9º anos do ensino fundamental, além do 2º e 3º anos do ensino médio. Ao todo, estão sendo ofertadas 22.296 vagas remanescentes em toda a rede estadual.
As vagas estão distribuídas da seguinte forma: 4.889 no Recife, 3.976 em municípios da Região Metropolitana e 13.431 no interior do estado, contemplando as regiões da Zona da Mata, Agreste e Sertão. Destas, 4.952 são para os anos finais do ensino fundamental, 12.566 para o ensino médio e 4.778 para a Educação de Jovens e Adultos (EJA).
Os interessados devem realizar o cadastro no site oficial do Sistema de Informações da Educação de Pernambuco (Siepe), disponível no endereço eletrônico http://www.siepe.pe.gov.br, até o dia 6 de setembro. Para solicitar a transferência, é necessário estar registrado no Siepe, e para menores de 18 anos, o CPF do responsável cadastrado deve ser o mesmo utilizado no pedido de transferência.
Caso haja dúvidas sobre o cadastro, os responsáveis podem entrar em contato com a Central de Atendimento pelo número 0800 286 0086. Ao final do processo, será emitido um comprovante que deverá ser apresentado, junto com os documentos necessários, na escola-destino entre os dias 6 e 17 de janeiro de 2025.
A secretaria esclarece que o processo de transferência está sujeito à disponibilidade de vagas na escola pretendida. Caso as vagas já estejam preenchidas, o estudante permanecerá matriculado na escola atual. As Escolas Técnicas Estaduais (ETEs) não fazem parte deste processo, pois o ingresso nessas instituições ocorre por meio de processo seletivo específico.
