
A vice-governadora de Pernambuco, Priscila Krause, e outros 31 prefeitos oficializaram nesta segunda-feira (7) sua filiação ao PSD, partido liderado no estado pela governadora Raquel Lyra. A migração política ocorreu após a intervenção da executiva nacional do PSDB, que resultou na saída da sigla da base do governo estadual.
Com a adesão em massa, todos os 32 prefeitos eleitos pelo PSDB em 2024 deixaram a legenda. A única ausência no ato de filiação foi a do prefeito de Caruaru, Rodrigo Pinheiro, que, apesar de não estar presente por questões de agenda, também deve se juntar ao PSD, segundo a assessoria do governo estadual.
O movimento político impacta diretamente o cenário partidário de Pernambuco. O PSDB, que até então liderava em número de prefeituras, perde totalmente sua representatividade municipal. Já o PSD, que contava com 26 prefeitos eleitos, agora passa a comandar 57 administrações municipais, consolidando-se como a nova força entre os gestores locais.
A cerimônia de filiação aconteceu no Centro do Recife e contou com a presença da governadora Raquel Lyra, que trocou o PSDB pelo PSD em março e atualmente preside o partido no estado. Também participaram do evento o presidente nacional da legenda, Gilberto Kassab, e o ministro da Pesca e Aquicultura, André de Paula.
