
Os meteorologistas emitiram um alerta para esta semana, com previsão de instabilidade climática em diversas regiões do Brasil, com destaque para a região Sul, que deve ser impactada por um ciclone extratropical entre quarta e quinta-feira (24 e 25 de outubro). O fenômeno, que está previsto para ocorrer entre o Uruguai e o Rio Grande do Sul, preocupa devido à possibilidade de atingir uma pressão atmosférica muito baixa, aumentando o risco de tempestades com ventos fortes.
Além dos três estados do Sul do Brasil, o ciclone também afetará o clima no Uruguai, Paraguai e partes da Argentina, com tempestades e ventanias. As demais regiões do Brasil devem enfrentar clima instável, embora com menos intensidade. A frente fria vinda do Sul poderá impactar outras áreas, especialmente no Sudeste e Centro-Oeste.
No Sudeste, São Paulo tem maior chance de pancadas de chuva a partir de terça-feira (22). No Rio de Janeiro, o sol predominará, mas há possibilidade de chuvas à tarde e à noite. Minas Gerais e Espírito Santo terão clima mais estável até sexta-feira (25). Já no Centro-Oeste, o calor e a umidade favorecerão a formação de chuvas, exceto em Goiás, onde a frequência de precipitações será menor.
No Nordeste, os estados da Bahia, Maranhão e Piauí devem ter pancadas de chuva isoladas, mas a maior parte da região terá ar seco e temperaturas elevadas. A região Norte também terá um clima predominantemente seco, com maiores chances de chuvas no Acre, Rondônia e no sul do Amazonas. Entretanto, estados como Tocantins, Pará e Roraima podem registrar temperaturas acima de 40ºC.
