
A cantora e compositora Mônica Ferraz já chegou ao Brasil para participar do maior carnaval do planeta. A portuguesa realiza a sua primeira participação no Carnaval do Brasil, tendo escolhido Pernambuco para sua estreia na folia de momo. Mônica se apresenta, ao lado do cantor pernambucano André Rio, nos principais polos carnavalescos, terra onde nasceu o Frevo, gênero musical que arrasta multidões pelas ruas do Recife e Olinda, capitais da folia pernambucana.
A cantautora cumprirá uma extensa agenda, participando dos principais eventos do Carnaval 2023, como convidada de André Rio. Ambos estiveram recentemente juntos nos palcos, em terras portuguesas e espanholas, na celebração dos vinte anos do tour internacional do cantor, “Viva Pernambuco”. Foram mais de 10 espetáculos juntos, onde ambos fizeram dueto na música “Recomeço” (André Rio e Luciano Magno), música que tem um grande simbolismo da volta aos palcos dos artistas, no período pós- pandemia e que fez muito sucesso nas TVs e mídia de Portugal.
Para homenagear Pernambuco, a portuguesa regravou um single, cantando uma das mais importantes composições do Carnaval “Madeira que cupim não Rói (Capiba) “, o Maior compositor de Frevos de todos os tempos. “Ao ser convidada para o Carnaval de Pernambuco, fiz questão de perceber a história musical desta terra. É de uma riqueza espetacular. Muitas variedades de som e ritmos, Frevo, Maracatu, ciranda, Mangue Beat, sons pops e tradicionais, e me encantei. Fiz questão de gravar “ Madeira do Rosarinho”, pois é uma forma de abraçar o povo brasileiro, levando a alma musical lusitana a este encontro, que para mim será sem dúvidas, inesquecível”, conta Mónica.
O Tema de Capiba, ganhou novo arranjo de metais, característica do Frevo, e todos os elementos musicais que são usuais no gênero musical. Teve a produção musical de André Rio e Vanutti Macedo e participação de grandes nomes da música de Pernambuco, como Maestro Fábio Valois, Luciano Magno e Maestro Rafa Marques no Bandolim. Mônica, com sua voz de timbre ímpar e doce, fez uma leitura única, trazendo o sotaque de Portugal ao encontro da música brasileira, equação que deu muito certo.
Mônica Ferraz irá cumprir uma extensa agenda no Estado, tanto na Capital como no interior. Além disso, ela estreia no Galo da Madrugada como convidada de André Rio.
Mônica Ferraz no Carnaval de Pernambuco, é Portugal e Brasil se abraçando, se unindo através do canto e poética e fortalecendo laços através da música e língua portuguesa, é Capiba e Amália, Saramago e Ariano Suassuna, pessoa e Vinicius, é a união de dois povos em uma só arte e cultura.

