
Na manhã desta quinta-feira (10), a Polícia Civil de Pernambuco, com o apoio da Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP) e do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), realizou a 52ª Operação de Repressão Qualificada do ano, denominada “Expugna”. A ação faz parte do Projeto IMPULSE, inserido no Programa Nacional de Enfrentamento às Organizações Criminosas (ENFOC), e tem como objetivo combater e desarticular quadrilhas ligadas ao tráfico de drogas e lavagem de dinheiro.
A operação, coordenada pela 16ª Delegacia Seccional (DESEC) de Surubim, visa cumprir 20 mandados de prisão e 23 mandados de busca e apreensão domiciliar, além de medidas de sequestro de bens, bloqueio judicial de ativos financeiros e apreensão de valores ilícitos. Todos os mandados foram expedidos pela Vara Criminal da Comarca de Surubim, no Agreste de Pernambuco.
As investigações, que começaram em setembro de 2020, contaram com a participação de 160 policiais civis, incluindo delegados, agentes e escrivães. O trabalho foi apoiado pela Diretoria de Inteligência da Polícia Civil (DINTEL), pelo Laboratório de Tecnologia contra Lavagem de Dinheiro (LAB/LD), além de unidades especiais como o Comando de Operações e Recursos Especiais (CORE/PCPE), e o Grupamento Tático Aéreo (GTA). Também houve colaboração das Polícias Civis dos estados de São Paulo e Paraíba.
A ação representa um passo importante no enfrentamento ao crime organizado na região, com o intuito de desarticular grupos que atuam no tráfico de drogas e em operações de lavagem de dinheiro. Mais informações serão divulgadas em coletiva pela Polícia Civil ao longo do dia.
