
A primeira pesquisa eleitoral de 2026 divulgada pelo instituto Quaest, nesta quarta-feira (14), mostra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à frente em todos os cenários de segundo turno simulados. No entanto, a vantagem em relação a alguns adversários diminuiu em comparação com o levantamento anterior, realizado em dezembro.
A disputa mais acirrada é com o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos). Neste cenário, Lula aparece com 44% das intenções de voto, contra 39% de Tarcísio. Em dezembro, o petista tinha 45% e o adversário 35%, o que indica um crescimento de quatro pontos para Tarcísio e uma queda de um ponto para Lula, reduzindo a diferença de dez para cinco pontos percentuais.
Em confrontos com o senador Flávio Bolsonaro (PL) e com o governador do Paraná, Ratinho Júnior (PSD), Lula mantém vantagem de sete pontos percentuais. Contra Flávio, o presidente oscilou de 46% para 45%, enquanto o senador subiu de 36% para 38%.
A pesquisa foi encomendada pela Genial Investimentos e ouviu 2.004 pessoas com 16 anos ou mais, em todo o país, entre os dias 8 e 11 de janeiro de 2026. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%.
