
O governo dos Estados Unidos vai suspender temporariamente a emissão de vistos para cidadãos de 75 países, entre eles o Brasil, segundo reportagem publicada nesta quarta-feira (14) pela emissora norte-americana Fox News. A medida, de acordo com o veículo, foi determinada pelo Departamento de Estado dos EUA e entrará em vigor no próximo dia 21 de janeiro.
Até o momento, o Departamento de Estado não se pronunciou oficialmente sobre o assunto. Também não há informações detalhadas sobre quais tipos de vistos serão impactados — como os de turismo, por exemplo — nem uma previsão para o fim da suspensão.
Segundo a reportagem, o congelamento faz parte de uma reavaliação dos critérios adotados pelo governo norte-americano para a concessão de vistos de entrada no país. Um memorando atribuído ao governo dos EUA, ao qual a Fox News afirma ter tido acesso, sugere ainda que poderão ser aplicadas novas restrições com base em idade e índice de massa corporal dos solicitantes.
A Fox News menciona que, além do Brasil, a lista inclui países como Irã, Rússia, Afeganistão, Iraque, Somália e Tailândia. Em novembro de 2025, a agência Associated Press já havia divulgado que o governo Donald Trump estudava diretrizes mais rígidas para entrada de estrangeiros, com foco em perfis de saúde e segurança.
Questionada pelo portal g1, a Embaixada dos Estados Unidos no Brasil informou que ainda não foi notificada oficialmente sobre a suposta restrição. O Itamaraty também foi procurado, mas não havia se manifestado até a última atualização desta matéria.
