Pesqueira recebe escritora premiada nesta terça-feira (7)

Autora vai conversar com professores e estudantes; encontro promovido pelo Programa de Formação Leitora da Editora Maralto estimula o contato com os livros e o hábito da leitura

unnamed 65

A premiada designer gráfica, ilustradora de livros e escritora Raquel Matsushita estará no município de Pesqueira (PE), no dia 7 de junho, para realizar atividades pedagógicas com cerca de 200 pessoas, entre professores e alunos do Colégio e Curso Nossa Senhora das Graças (CENSG).

O evento foi viabilizado pelo CENSG e pela Maralto, uma vez que a escola utiliza obras do catálogo da editora. Além de publicar livros para jovens, adultos e crianças, a Maralto – que pertence ao grupo Arco Educação – tem o Programa de Formação Leitora (PFLM) que aproxima pessoas de todas as idades ao universo literário.

banner prefeitura são joao

Entre os serviços oferecidos pelo PFLM estão a curadoria de livros, implantação do programa na escola, assessoria literária para professores, encontro com a família e com os autores. Os produtos englobam o acervo de livros variados e premiados, proposta de leitura do professor, guia de leitura da família, vídeo com os autores e contação de histórias, formação para professores e biblioteca digital.

“Com esse trabalho promovemos diálogos em torno do livro, da leitura, da literatura e dos leitores. Contemplamos professores, bibliotecários, alunos e suas famílias com formações especializadas – tudo para que a leitura se torne uma atividade mais prazerosa e frequente nas escolas e nos lares”, explica a publisher da Maralto, Cristiane Mateus.

Segundo Cristiane, a formação de novos leitores deve acontecer já na educação infantil. Para ela, quanto antes as crianças tiverem contato com os livros de reconhecida qualidade literária e gráfica – aliado ao apoio de professores e dos autores – maior será seu poder de interpretação e maior será a probabilidade de se tornarem leitores por toda a vida.

Atividades

Na parte da manhã, Raquel Matsushita coordena uma oficina para estudantes do 4º ano, em que explica como é o processo de construção da escrita e das imagens utilizadas em seus livros, mostra os bastidores do processo de criação e exibe os materiais usados. Ao término, os alunos vão soltar a imaginação e desenhar ao lado da escritora.

No período da tarde, Raquel participa de um bate-papo com todos os professores e alunos do CENSG e fala sobre processo de criação dos livros Desaforismos, A bola do vizinho e O enigma do infinito – todos publicados pela Editora Maralto, que pertence ao grupo Arco Educação.

Seu livro mais recente, Desaforismos, ganhou o prêmio Image of the Book 2020/2021 – concurso realizado pela Agência Russa de Imprensa e Comunicação de Massa e pela Associação de Artistas Gráficos de Moscou – e o selo Seleção 2021 da Cátedra Unesco de Leitura, uma referência nacional no fomento da formação de leitores no Brasil.

Para gostar de ler

O incentivo à leitura é essencial para que os alunos desenvolvam habilidades de comunicação e escrita, que vão ajudá-los a interagir, se expressar e conviver melhor em sociedade.

“Além disso, a leitura é fundamental para que as crianças adquiram novas aptidões para interpretar conteúdos variados. Ela também amplia o senso crítico, a memória e a criatividade que servem de trampolim para outras qualidades como a autoconfiança e o engajamento educacional”, diz a professora especialista de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental do CENSG, Pollyanna Ferreira de Macena.

Benefícios da leitura

Quem vira as páginas de um livro viaja por um mundo de sonhos e fantasia, contempla uma realidade verídica ou paralela repleta de descobertas, encantos e aprendizagens.

A leitura impacta a análise da própria realidade, ao mesmo tempo em que o leitor amplia seu vocabulário, aprimora o raciocínio, desenvolve a imaginação e expressa seus sentimentos com mais naturalidade.

“Quanto mais a gente lê, mais tomamos consciência dos nossos limites, capacidades e desejos. Ler é entender e se inserir no mundo”, enfatiza Raquel Matsushita.

Sobre Raquel Matsushita

Raquel Matsushita se especializou nos cursos de design gráfico, cor e tipografia na School of Visual Arts de Nova York. Recebeu o prêmio internacional Image of the book (Bologna Book Fair) em 2021 e 2020, com os livros Desaforismos (Editora Maralto) e Mínimo múltiplo comum (Sesi-SP Editora), respectivamente. Também ganhou duas vezes o Jabuti, o mais tradicional prêmio literário do Brasil.

Seus livros foram premiados e selecionados pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil – fnlij, pelo Prêmio Literário da Biblioteca Nacional, pelo Selo Cátedra puc/Unesco, pelo Catálogo fnlij de Bolonha, pelo pnbe/mec, pelo pnld, pela Bienal Brasileira de Design Gráfico – adg, entre outros.

É autora do livro Fundamentos gráficos para um design consciente (Musa Editora) e de sete livros para a infância, entre outros que ilustrou.

Sobre o Programa de Formação Leitora Maralto

O Programa de Formação Leitora Maralto (PFLM) reúne ações de promoção do livro e da leitura de modo a integrar escolas, alunos, famílias e artistas. Aliado ao catálogo da editora – que tem livros para todas as idades, com mais de 120 premiações conquistadas e 1,5 milhão de exemplares vendidos – o programa oferece serviços de curadoria de livros, implantação do programa na escola, assessoria literária para professores, encontro com a família e com os autores.

Os produtos do PFLM englobam o acervo de livros variados e premiados, proposta de leitura do professor, guia de leitura da família, vídeo com os autores e contação de histórias, formação para professores e biblioteca digital.

Sugestão de legenda

A premiada designer gráfica, ilustradora de livros e escritora Raquel Matsushita vem a Pesqueira no dia 7 de junho para atividades literárias com cerca de 200 pessoas

Dependemos dessa publicidade para existir aguarde 10 segundos para ler a notícia
Publicidade obrigatória p/ não assinantes