
Um pescador peruano foi encontrado vivo após passar 95 dias à deriva no Oceano Pacífico. Máximo Napa Castro, de 61 anos, saiu para pescar no dia 7 de dezembro em Marcona, no sul do Peru, mas acabou se perdendo no mar devido ao mau tempo.
O resgate aconteceu no dia 11 de março, quando um barco de pesca do Equador avistou o pescador em águas da costa norte do Peru. Segundo os tripulantes, ele estava extremamente desidratado e em estado crítico.
Em depoimento à imprensa, Napa Castro revelou que conseguiu sobreviver bebendo água da chuva e se alimentando de insetos, pássaros e até uma tartaruga. Nos últimos 15 dias antes do resgate, ele ficou sem comer. Ele afirmou que, nos momentos mais difíceis, pensava na família para se manter vivo.

A filha do pescador, Inés Napa Torres, agradeceu emocionada aos pescadores equatorianos pelo resgate. “Obrigada, irmãos equatorianos, por resgatar meu pai Gatón, Deus os abençoe”, escreveu em uma publicação no Facebook.
A família e grupos de pescadores buscavam Napa Castro há três meses. Dias antes do resgate, sua filha demonstrou a angústia da espera em uma postagem: “Nunca pensamos que passaríamos por essa situação, eu não desejaria isso a ninguém, não perderemos a esperança de encontrá-lo, pai”.
Agora, o pescador se recupera e recebe cuidados médicos após sua impressionante luta pela sobrevivência no mar.
