
O atual procurador-geral de justiça do MPPE, Paulo Augusto de Freitas Oliveira, foi escolhido para ser tornar o novo desembargador do Poder Judiciário de Pernambuco. A informação foi revelada pelo governador Paulo Câmara nesta sexta-feira, 28.
Na lista tríplice, o procurador-geral foi o mais votado durante sessão realizada na manhã desta sexta pelo pleno do Tribunal de Justiça de Pernambuco – TJPE.
Paulo Augusto é uma das figuras que mais ganhou destaque no MPPE. Ele foi o idealizador de diversos projetos e programas que reduziram distâncias entre o MP com a sociedade de modo em geral, a exemplo do programa Orelhão Digital, que oferece serviços essenciais para a população de baixa renda.
Em janeiro de 2021, Paulo Augusto tomou posse como procurador-geral de Pernambuco. Com 46 anos de vida, Paulo Augusto de Freitas Oliveira é natural do Recife. Graduou-se em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) no ano de 2001. É especialista em Segurança Pública e Cidadania, pela Associação Caruaruense de Ensino Superior (ASCES), e também tem MBA em Gestão do Ministério Público, pela Faculdade de Ciências da Administração de Pernambuco (FCAP/UPE).
Iniciou sua carreira no MPPE em 2005, inicialmente na comarca de Floresta tendo, posteriormente, atuação (titular e exercício pleno) nas Promotorias de Buíque, Sanharó, Belo Jardim, Arcoverde, Cachoeirinha, Taquaritinga do Norte e na Central de Inquéritos de Caruaru. Desde 2012, é titular da 4ª Promotoria de Defesa da Cidadania de Caruaru, com tutela da Saúde e do Consumidor.
Como coordenador da 6ª Circunscrição Ministerial de Caruaru, foi eleito e reeleito pelos seus pares, no período de 2012 a 2016. Foi o idealizador do Projeto Pacto dos Municípios pela Segurança Pública, premiado pelo Conselho Nacional do Ministério Público. Atuou como secretário do Colégio de Procuradores de Justiça (CPJ) a partir de 2017 até novembro de 2020. Em 2017, ele exerceu o cargo de chefe de Gabinete da Procuradoria-Geral de Justiça de Pernambuco.
