
Pernambuco e Bahia concluíram com sucesso a 3ª edição da Operação Vale do São Francisco Seguro, realizada entre os dias 13 e 15 de fevereiro na divisa entre as cidades de Petrolina (PE) e Juazeiro (BA). A ação conjunta resultou em 55 prisões, sendo 20 em flagrante, além de 57 encaminhamentos às delegacias. Ao todo, 1.347 servidores das Secretarias de Defesa Social de Pernambuco (SDS) e de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) participaram da operação.
Durante a operação, foram emitidos 23 Termos Circunstanciados de Ocorrências (TCOs) e Boletins Circunstanciados de Ocorrências (BCOs), além do cumprimento de cinco mandados de busca e apreensão. A ação também resultou na autuação de 135 veículos, apreensão de 17 armas, 43 veículos e recuperação de dois carros roubados e 13 celulares. Quase 2,5 mil veículos foram abordados, e entorpecentes como maconha, cocaína e crack foram apreendidos.
Integração para combater o crime organizado
A operação faz parte do programa Juntos pela Segurança, que busca integrar as forças policiais de Pernambuco com estados vizinhos para combater o crime organizado. “Inovamos na realização de ações com estados que fazem divisa com Pernambuco, começando pela Bahia. Já realizamos três edições com sucesso e ampliamos a parceria para Paraíba, Ceará e, agora, Piauí. Estamos focados no combate ao crime organizado para garantir a segurança dos cidadãos”, destacou Dominique de Castro Oliveira, secretária executiva de Defesa Social de Pernambuco.
Ação estratégica e foco na segurança penitenciária
A operação começou na madrugada de 13 de fevereiro com uma revista na Penitenciária Dr. Edvaldo Gomes (PDEG), em Petrolina, para evitar a atuação de facções criminosas. A ação contou com a participação de 18 policiais penais e 30 policiais militares, incluindo o Batalhão Integrado Especializado de Petrolina (2º BIESP).
A Operação Vale do São Francisco Seguro demonstra a força da cooperação interestadual no combate à criminalidade, reforçando a segurança na região de divisa entre Pernambuco e Bahia e promovendo maior tranquilidade para a população local.
