
Na manhã da última sexta-feira (4), uma operação integrada entre a Polícia Federal de Pernambuco, o BEPI (Batalhão Especializado de Policiamento do Interior) e a CIPE Caatinga da Bahia resultou na erradicação de aproximadamente 13 mil pés de maconha em duas plantações clandestinas situadas na zona rural de Carnaubeira da Penha, no Sertão pernambucano.
As plantações foram descobertas após levantamentos realizados pelas equipes policiais na região. Durante a operação, além da queima dos cultivos no local, foi apreendida uma espingarda de fabricação artesanal. Todo o material foi encaminhado à Delegacia de Polícia Civil de Carnaubeira da Penha, onde foi aberto inquérito para apurar o caso.
Essa ação faz parte de um esforço contínuo das forças de segurança para combater o tráfico de entorpecentes na região do Sertão. Segundo a Polícia Federal, a intensificação dessas operações tem contribuído para reduzir a produção local de maconha, o que, por sua vez, tem provocado o aumento do tráfico da droga vinda do Paraguai.

Os impactos das operações também refletem diretamente na diminuição da criminalidade, enfraquecendo o abastecimento dos pontos de venda de drogas e, consequentemente, reduzindo índices de violência como homicídios, latrocínios, furtos e disputas territoriais entre facções.
Os números das operações de erradicação mostram o alcance das ações:
Em 2022, foram 1,6 milhão de pés erradicados e 320 toneladas de maconha deixaram de ser produzidas.
Em 2023, 618 mil pés foram destruídos, impedindo a produção de 124 toneladas.
Já em 2024, até o momento, mais de 1,3 milhão de pés de maconha foram erradicados, evitando a produção de 475 toneladas da droga.
A ação reforça o papel estratégico das operações interestaduais no enfrentamento ao tráfico de drogas e na desarticulação de redes criminosas no interior nordestino.
