MPF processa governo de Pernambuco por adesivos em ônibus escolares que encobrem identidade visual federal

Mais de 700 veículos tiveram propaganda estadual sobreposta ao programa "Caminho da Escola", violando norma do FNDE

Foto: Reprodução/TV Globo

O Ministério Público Federal (MPF) ingressou com uma ação civil pública para obrigar o governo de Pernambuco a remover adesivos do programa estadual “Juntos pela Educação” de 785 ônibus escolares. Os veículos, segundo a denúncia, tiveram suas identificações originais do programa federal “Caminho da Escola” descaracterizadas, contrariando normas do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

pernambuco noticias

A investigação começou em fevereiro, após representação da deputada estadual Dani Portela (PSOL). De acordo com a ação, os adesivos estaduais foram aplicados em tamanho desproporcional e até sobre os vidros traseiros dos veículos, ocultando completamente os elementos visuais do programa federal. A prática viola o artigo 17 da Resolução nº 01/2021 do FNDE, que proíbe alterações na identidade visual dos ônibus escolares adquiridos via atas do fundo, mesmo quando a compra é feita com recursos próprios, como foi o caso do estado.

300x300 (4)

Segundo o MPF, Pernambuco comprou 1.597 ônibus por meio de Atas de Registro de Preços do FNDE, com verba estadual, distribuindo parte da frota a municípios. Desses, 785 apresentaram a irregularidade.

A procuradora da República Ládia Chaves, responsável pela ação, afirmou que o MPF tentou resolver a situação de forma extrajudicial, com recomendações enviadas à Secretaria Estadual de Educação, mas optou por recorrer à Justiça após a persistência do problema.

Em nota, a Secretaria Estadual de Educação informou que readequou todos os ônibus sob sua responsabilidade conforme a Resolução do FNDE. A pasta também destacou que os veículos seguem operando normalmente no transporte escolar e que os ajustes visuais são realizados conforme cronograma, sem interromper os serviços.

O MPF também tem intensificado a comunicação com os municípios que receberam os ônibus para garantir que as prefeituras façam a correção da identidade visual nos veículos em uso. A Secretaria, por sua vez, afirmou manter diálogo constante com a 15ª e 16ª Promotorias do MPF, atendendo às recomendações e prestando os devidos esclarecimentos.

Fim de semana violento em Pernambuco: série de homicídios assusta moradores em várias cidades

image

Conta de luz vai subir em maio: bandeira amarela encarece energia em todo o Brasil

trump donald

Tiros em hotel nos EUA forçam retirada de Trump e expõem falhas de segurança em evento histórico

whatsapp image 2026 04 26 at 14.27.51

Mandacaru celebra 102 anos com festa, fé e homenagens que emocionam moradores

whatsapp image 2026 04 26 at 19.24.32

Operação da Polícia Federal destrói 2 toneladas de maconha “gourmet” avaliadas em R$ 7 milhões no Nordeste