
A prefeitura de Patos de Minas, na Região do Alto Paranaíba, confirmou nesta quinta-feira (30) a identificação do vírus da raiva em um morcego frugívoro encontrado na cidade. O animal foi recolhido na Avenida Paranaíba, na sacada de um apartamento, e encaminhado para análise na Secretaria de Estado de Saúde, em Belo Horizonte, onde a presença do vírus foi confirmada.
Para conter possíveis riscos de disseminação da doença, a Vigilância Sanitária local, seguindo os protocolos do Ministério da Saúde, estabeleceu um cerco vacinal em um raio de 500 metros a partir do local onde o morcego foi encontrado. A partir de segunda-feira (03/02), equipes do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) começarão a visitar residências para vacinar cães e gatos na área delimitada.
A vacinação abrangerá animais a partir de três meses de idade, com exceção de fêmeas no último mês de gestação e pets que estejam em tratamento de saúde. Animais que já foram vacinados no último ano também receberão uma dose de reforço. Os moradores que não estiverem em casa durante a visita das equipes deverão levar seus animais ao CCZ, que funcionará das 7h às 18h, para garantir a imunização gratuita.
A raiva é uma doença grave que pode ser transmitida para humanos e outros animais por meio da saliva de animais infectados, principalmente por mordidas. A prefeitura reforça a importância da vacinação como medida preventiva e pede a colaboração da população para garantir que todos os pets da área sejam imunizados.
