
Em meio à tensão crescente entre Brasil e Estados Unidos após a imposição de tarifas de até 50% sobre produtos brasileiros, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva publicou na noite deste sábado (16) um vídeo em que aparece plantando sementes de uva no Palácio da Alvorada. A gravação, feita pela primeira-dama Janja da Silva, traz uma mensagem direta ao presidente norte-americano Donald Trump, responsável pelo tarifaço que atinge setores importantes da economia nacional.
“Isso aqui é um exemplo. Estou plantando comida, não plantando violência nem plantando ódio”, afirmou Lula no vídeo, segurando um ramo de uva vitória. Ele também estendeu um convite a Trump: “Espero um dia poder recebê-lo aqui no Alvorada, para conversarmos e você conhecer o Brasil verdadeiro”.
A publicação surge no momento em que produtores brasileiros de café, frutas e outros alimentos sentem os efeitos das novas tarifas impostas pelos EUA. O governo brasileiro tem tentado abrir diálogo com a Casa Branca, mas até agora, sem retorno efetivo de interlocutores com autonomia para negociação.
Lula ironizou a medida de Trump dizendo que, mesmo com a taxação, as uvas brasileiras encontrarão destino: “Se for necessário, ela vai pra merenda escolar”.
O presidente também aproveitou para exaltar a diversidade diplomática do Brasil: “O povo brasileiro gosta de todos os países. Somos amigos dos Estados Unidos, da China, da Rússia, da Venezuela”, pontuou.
Nos bastidores, cresce a pressão de setores econômicos e políticos para que Lula entre em contato direto com Trump. No entanto, fontes do governo afirmam que não há segurança de que um telefonema do presidente brasileiro seja recebido de forma adequada pelo líder norte-americano. Enquanto isso, a postura de Lula no vídeo sinaliza um tom conciliador, tentando suavizar a crise sem escalar o confronto diplomático.
