
Dias após o presidente Lula (PT) falar na China que os Estados Unidos e a Europa estimula a guerra ao ceder armas para a Ucrânia, o Ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergey Lavrov, chegou ao Brasil para se reunir com o mandatário brasileiro.
Segundo informações, Sergey entregou convite de Vladimir Putin para Lula visitar a Rússia e participar de fórum econômico em São Petersburgo. O Conselho de Segurança dos Estados Unidos comentou a postura do Brasil, e o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, disse que não concorda com a crítica americana à política externa do Brasil.
Lula recebeu o chanceler russo no Palácio da Alvorada. Há 195 o Brasil mantém relações diplomáticas com a Rússia. Sergey Lavrov disse que o Brasil e a Rússia tem visões similares. Na conversa o Brasil não teria tocado no quesito ‘guerra’, mas na questão da paz.
O ministro brasileiro disse que país quer promover a paz e está pronto para discutir com um grupo de países que estejam dispostos a conversar sobre a paz.