
Durante um discurso em Minas Gerais nesta terça-feira (11), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fez críticas diretas ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. Lula afirmou que não se intimida com ameaças e pediu que o republicano “fale manso” e com respeito.
“Não adianta o Trump ficar gritando de lá, porque eu aprendi a não ter medo de cara feia. Fale manso comigo, fale com respeito comigo, que eu aprendi a respeitar as pessoas e quero ser respeitado. É assim que a gente vai governar esse país”, declarou o presidente.
Lula também reforçou o compromisso de entregar mais do que prometeu durante a campanha eleitoral e destacou o novo papel do Brasil no cenário internacional. “O Brasil passou a ser um país respeitado. O Brasil não quer ser maior do que ninguém, mas também não aceita ser menor. Queremos ser iguais. Porque, sendo iguais, a gente aprende a se respeitar mutuamente”, acrescentou.
A declaração ocorre em meio a um cenário de tensão diplomática entre Brasil e Estados Unidos, especialmente diante de temas como comércio, meio ambiente e relações internacionais.
