
O cenário político começou o dia com notícia tensa. Nesta sexta-feira (23) o Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco – TRE/PE – decidiu afastar mais um prefeito do Estado.
A prefeitura de Itamaracá, que tem como titular, Paulo Batista (Republicanos), foi afastado junto com seu vice-prefeito Paulo Baiá (PSD). Os advogados dos políticos alegam que vão recorrer da decisão do TRE em Brasília junto com o Tribunal Superior Eleitoral – TSE.
Esta não é a primeira vez que o prefeito é afastado. Em 04 de outubro de 2016, o mesmo prefeito foi alvo de uma operação que investigava organização criminosa suspeita de desvio de dinheiro público e fraudes em licitações para coleta de lixo. Na época, além do prefeito, dois secretários e o procurador-geral da cidade foram afastados também.
Este ano, a Promotoria de Itamaracá ajuizou ação civil não realizasse novo julgamento das contas de 2015/2016 do prefeito Paulo Batista até que houvesse decisão judicial de mérito definitiva dispondo sobre a ilegalidade do julgamento antes realizado.
No ano passado, o prefeito foi candidato por força liminar favorável, o que garantiu sua posse em janeiro deste ano. Suas contas foram rejeitadas entre 2013/2016, mas mesmo assim o povo lhe elegeu com 33% dos votos válidos.
Agora resta saber do juiz local se o prefeito e o vice-prefeito serão afastados imediatamente, ou aguardarão o julgamento do mérito no TSE, marcado para 6 de agosto. Caso o prefeito seja afastado imediatamente, o presidente da câmara assume a prefeitura. Não é possível falar agora sobre novas eleições.
