
A Justiça de Pernambuco concedeu, nesta quarta-feira (19), liberdade provisória ao vereador Professor Eduardo (PSD), vice-presidente da Câmara Municipal de Ipojuca, no Grande Recife. Ele havia sido preso em flagrante na terça-feira (18) junto com o presidente da Casa, Flávio do Cartório (PSD), por suspeita de lavagem de dinheiro.
A dupla foi detida por agentes do Grupo de Operações Especiais (GOE) da Polícia Civil quando deixava um supermercado em Boa Viagem, na Zona Sul do Recife. Com eles, os policiais apreenderam uma sacola contendo R$ 14.267 em espécie e documentos com anotações que indicam um possível esquema de “rachadinha”, totalizando valores superiores a R$ 345 mil.
Na audiência de custódia, o juiz responsável concluiu que não havia flagrante caracterizado para o crime de lavagem de dinheiro e determinou a liberação de Professor Eduardo, mediante aplicação de medidas cautelares — cujo teor não foi divulgado.
Já Flávio do Cartório continuará preso, pois contra ele havia um mandado de prisão preventiva expedido anteriormente. A prisão do presidente da Câmara seria cumprida nesta quarta, mas foi antecipada após a abordagem no supermercado. O caso segue sob investigação.
