
Dois homens foram detidos em flagrante na tarde da última terça-feira (29), em Goiana, na Zona da Mata Norte de Pernambuco, por crimes de maus-tratos a animais e posse ilegal de armas. Um dos envolvidos, Eliel Marinho da Silva, de 74 anos, foi flagrado em vídeo cometendo um ato brutal: ele torturou, decapitou e ingeriu o sangue de uma coruja, espécie protegida pela legislação ambiental brasileira.
O caso chocou a população após as imagens, consideradas extremamente violentas, circularem nas redes sociais. A gravação, por sua gravidade, não foi divulgada pelas autoridades. A investigação teve início após a repercussão do vídeo, mobilizando equipes da 44ª Circunscrição da Delegacia de Goiana, sob coordenação do delegado Felipe Pinheiro.
Eliel foi autuado por maus-tratos com resultado de morte – crime considerado inafiançável – e também por posse ilegal de arma de fogo. Com ele, a polícia apreendeu uma espingarda calibre 28, a faca usada no crime ambiental, além de munições calibres 32 e 38. A coruja morta foi localizada dentro de uma sacola plástica jogada em um terreno baldio próximo à residência do acusado, no bairro Portelinha.
Durante a abordagem, o idoso confessou ainda ter repassado um revólver calibre 38 a outro homem, identificado como Wallasse Lopes da Silva, de 30 anos, que foi preso em seu local de trabalho. Wallasse também admitiu a posse da arma e colaborou com os agentes, levando-os até sua residência, onde o revólver e cinco munições calibre 38 foram apreendidos.
Wallasse foi autuado apenas por posse ilegal de arma e, após pagamento de fiança no valor de R$ 500, foi liberado. Já Eliel Marinho da Silva passou por audiência de custódia nesta quarta-feira (30), e mesmo com a gravidade do crime, o Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) expediu um alvará de soltura, mediante pagamento de fiança equivalente a um salário mínimo.
Como medida cautelar, ele está proibido de manter qualquer ave em cativeiro. A investigação segue em andamento para apurar outros possíveis crimes ambientais cometidos por Eliel.
